Passe Livre para Ônibus Municipal e Intermunicipal – Santos e Região
Escrito por: AlsapEM
São consideradas pessoas com deficiência para fins de benefício, as que se enquadrem nas seguintes categorias:
Físicas: visual, mental e múltipla (EM), auditiva (somente nos casos de perda severa ou profunda ou para alunos matriculados em escolas especiais para deficientes auditivos);
Orgânicas: doenças incapacitantes como o HIV com doenças oportunistas já instaladas e neoplasias malignas.
A Esclerose Múltipla se enquadra na categoria e, devido à grande dificuldade que temos de caminhar, independente de bengala, afinal a fraqueza, o tremor e os formigamentos da EM dificultam a marcha, os pacientes utilizam mesmo que para curtos espaços, o transporte público. O que a maioria não sabe, principalmente os que não tem a deficiência visível, é que tem direito à gratuidade. Explicando de forma simples para entender, segue o passo a passo.
Bom, se você mora em Santos e quer tirar a carteirinha de Passe Livre, é mais fácil. Em Santos, rege a Lei Municipal 1298/93, então basta apresentar:
RG (xerox)
CPF (xerox)
Laudo Médico com CID de Médico da Rede SUS (cópia)
1 foto 3x4 (em alguns casos),
Comprovante de residência de Santos (xerox),
Tendo em mãos estes documentos, ligue no telefone 13 3228-9300 para marcar consulta no Centro de Engenharia de Tráfego- CET, na Rua Rangel Pestana,126- Vila Mathias, Santos/SP.
A Carteirinha tem validade de 1 (um) ano, quando novamente terá que fazer todo o processo.
Mas se você é morador de outro Município como Guarujá, São Vicente, Praia Grande entre outros, o processo é mais trabalhoso. Nestes municípios da Baixada, a EMTU é regida pela Lei Estadual cujo benefício só é concedido às pessoas cuja gravidade da doença tenha afetado sua capacidade de trabalho (sem renda comprovada ou aposentado) ou aos menores de 16 anos com deficiência.
Para se cadastrar os interessados devem agendar pelo telefone 13 3224- 1221, com a Assistente Social na Casa da Visão em Santos, que fica na Av Conselheiro Nébias, 245- Encruzilhada, credenciada pelas Secretarias de Saúde da Região.
Na Unidade, o usuário será avaliado por equipe multiprofissional, que emitirá laudo conclusivo padronizado, com selo de autenticidade, regulamentado por Resolução Conjunta das Secretarias de Transportes Metropolitano e Saúde. - SS/STM nº 03 de 09/06/2004
A validade do benefício é de 6, 12 ou 24 meses, dependendo da classificação Internacional da Doença-CID
RG
CPF
Laudo Médico com CID de Médico da Rede SUS (cópia)
Exames Médicos
Pesquisa de Vínculo Empregatício
Para aqueles que só andam acompanhados, em todos os Municípios pode-se garantir a gratuidade do acompanhante, porém, o seu acesso ao ônibus fica restrito a essa condição.
São direitos garantidos em Lei, então não tenha vergonha de correr atrás e garanti-los.
Esperamos ter ajudado. Juntos somos mais fortes!
Divulgar é conscientizar. Conscientizar é minimizar os estragos que a EM causa no portador e/ou familiar principalmente nos fatores psicológico e social. É trazer a Luz aos que desconhecem sobre a doença, é trazer alento àquele que a descobre.
Sejam todos muito bem vindos a fazer parte desta família, somando valores, juntando forças, opinando e dando sugestões e/ou críticas.