EM Roda Viva- 30/05/18
Dia Mundial da Esclerose Múltipla
Escrito por: AlsapEM
Todos os anos, na última quarta -feira do mês de maio, comemora-se o Dia Mundial da Esclerose Múltipla. As associações de EM de todo o mundo lançam campanhas para maior divulgação da doença.
"EM Roda Viva" - Dê as mãos e faça uma roda. Uma roda de vida. Este é o desafio que a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) lança a todas as pessoas, neste dia 30 de maio. Esta iniciativa tem como objetivo lembrar as pessoas diagnosticadas com esta doença, mas também toda a rede de apoio que se mobiliza em torno de cada doente.
O conceito é simples. Por trás de cada pessoa diagnosticada com Esclerose Múltipla existe uma roda de pessoas, que passam também a relacionar-se com a doença. A família, os colegas de trabalho, vizinhos, amigos… Todos passam a conhecer e a conviver com a doença.
A primeira “EM Roda-Viva” foi feita em Portugal e contou com a presença de várias figuras públicas que se associaram a esta causa.
A Família AlsapEM, é feita de amigos, familiares, portadores e profissionais de diversas áreas unidos à divulgação e conscientização da EM. E, por este motivo, resolvemos ajudar a SPEM a divulgar esta campanha e participar junto à eles...
Reconhecemos e valorizamos muito esta Rede tão necessária quanto estimulante ao paciente. Desta forma, estaremos também homenageando- os e demonstrando o quão importantes são às nossas Vidas.
Convidem seus amigos, familiares, colegas de trabalho, todas as pessoas que, direta ou indiretamente fazem parte desta Rede, participem do movimento 'EM Roda-Viva' fazendo uma roda. Podem fazê-lo, de forma simples, em qualquer lugar: na rua, em casa, no trabalho.
O objetivo é que possam reunir-se em grupo, dar as mãos, fazer uma roda e tirar uma fotografia à sua “Roda de Vida”. A imagem deve depois ser partilhada nas redes sociais com a referência #EMRodaViva como forma de apoio a todos os doentes e cuidadores, que vivem diariamente com esta doença.
A Esclerose Múltipla é uma doença crônica, inflamatória e degenerativa, que surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade. No último levantamento em 2013, foram mapeados 2,3 milhões de pacientes , em todas as regiões do globo. Cerca de 85% deles apresentam esclerose múltipla do tipo remitente recorrente, 10% do tipo progressiva primária e 5% progressiva secundária. O documento foi produzido pela Federação Internacional de Esclerose Múltipla (MSIF), em parceria com a ABEM e outras associações de esclerose múltipla em 101 países.
O movimento 'Em Roda-Viva' é promovido pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), em parceria com a Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM), Associação Todos com a Esclerose Múltipla (TEM), Movimento Esclerose Múltipla do Médio Tejo (MEMMT) e conta com o apoio da Roche Farmacêutica
A MSIF (Multiple Sclerosis International Federation), idealizadora do Dia Mundial da esclerose múltipla todos os anos cria ações para divulgar cada vez mais o evento e a data.
O tema deste ano é "Vida com Esclerose Múltipla"
Compartilhe suas dicas diárias para a vida com EM e ajude alguém a ter um dia melhor, grave vídeos curtos, um texto ou imagens com soluções para desafios como lembrar coisas, lidar com o estresse e emoções, problemas de equilíbrio, como lidar com a fadiga, algo que possa ajudar outra pessoa. Uma dica simples que funciona pra você pode fazer uma enorme diferença para outra pessoa. Use sempre a referencia #LifewithMS
Compartilhe no YouTube, Instagram, Facebook ou Twitter. O vídeo não precisa ser profissional – usando um telefone celular já esta ótimo!
Todas as postagens com a hashtag #LifewithMS serão exibidas no site do World MS Day.
Juntos somos mais fortes!!
#alsapem #familiaalsapem #divulgareconscientizar #juntosomosmaisfortes
Fonte:
https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/1010539/em-roda-viva-pela-esclerose-multipla
http://abem.org.br/esclerose/atlas-da-esclerose-multipla-2013/
Divulgar é conscientizar. Conscientizar é minimizar os estragos que a EM causa no portador e/ou familiar principalmente nos fatores psicológico e social. É trazer a Luz aos que desconhecem sobre a doença, é trazer alento àquele que a descobre.
Sejam todos muito bem vindos a fazer parte desta família, somando valores, juntando forças, opinando e dando sugestões e/ou críticas.