top of page

O que é Esclerose Múltipla?

O cérebro humano é composto por bilhões de neurônios. Cada um desses neurônios é responsável por enviar e receber as informações que nos fazem andar, sorrir, comer, pensar...

Esse sistema cria uma rede que liga o cérebro ao resto do corpo, enviando informações como os fios de uma televisão.

Cada neurônio, assim como um fio, é protegido por um material isolante, chamado de Bainha de Mielina. Essa bainha não só previne os neurônios de dissiparem a informação que está sendo transmitida, como também acelera sua propagação e impede que informações externas interfiram nesse processo.

O cérebro e seus neurônios

Representação gráfica do cérebro e neurônios

O cérebro e seus neurônios

Representação gráfica da Bainha de Mielina saudável (Box circular), em contrapartida com uma danificada por conta da Esclerose Múltipla.

Quando a pessoa possui Esclerose Múltipla (EM), as próprias células de defesa do corpo (os anticorpos), que combatem vírus e organismos estranhos, danificam a Bainha de Mielina.

Isso causa não só atraso na transmissão de informações, muitas vezes a informação chega confusa, ou é perdida no caminho!

Assim como em nossa televisão imaginária,  onde o papel de cada fio é definido, o cérebro possui suas divisões, e o mau funcionamento de certas regiões representam perdas equivalentes: se os neurônios afetados são responsáveis pela manutenção de equilíbrio, o paciente pode sentir sua falta, se são responsáveis pela fala, essa pode ficar enrolada; e assim por diante

Infelizmente ainda não se sabe a causa dessa doença, suspeita-se que seja o resultado da ação de algum vírus, ou de predisposição genética, ou de fatores ambientais e climáticos; sua cura também não é conhecida, porém sabe-se que a EM não é contagiosa, e que atinge mais mulheres do que homens, geralmente em regiões mais distantes da Linha do Equador e com idade próxima aos 30 anos.

 

Seus sintomas variam de pessoa para pessoa, mas pioram com o calor e o esforço físico, juntos, podem proporcionar surtos, que pioram os sintomas atuais, atraem os antigos, e por vezes, provoca novos muito mais limitadores.

Sintomas comuns:

Fadiga

Visão Turva

Tontura

Formigamento

Fraqueza Muscular

Apesar disso, há muitos tipos de medicamentos e tratamentos diferentes, que têm como objetivo melhorar a qualidade de vida da pessoa com EM, e ajudá-la a conviver com a doença.

Diversas organizações, como a ALSAPEM, existem no Brasil voltada para questões de saúde e conscientização sobre a EM, e já conseguiram conquistas memoráveis no passado, como o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, celebrado no dia 30 de agosto, mas ainda há muito trabalho a ser feito, e para isso conte conosco!

Juntos somos mais fortes!

bottom of page